Conselhos para dormir bem

Além de piorar o ressonar, e apesar de à primeira vista parecer que o álcool nos ajuda a adormecer, esta é uma sensação verdadeiramente falsa, pois ele nos impede de descansar.

Nem sempre nós descansamos o quanto gostaríamos, ou desejamos. Se esse é o seu caso, e se você também tem problemas em dormir bem, atenta nessas recomendações e dicas que te vão ajudar a adormecer e melhorar a qualidade do seu sono.

Conselhos para dormir bem

Fazer exercício é algo essencial se o nosso objetivo é dormir bem. Se mantenha ativo fisicamente com atividades bem simples, como correr, passear, ou nadar. Elas vão fazer com que nós adormeçamos mais rápido. Além disso, conseguiremos um descanso mais profundo, e não acordamos tantas vezes a meio da noite. Evite, no entanto, exercícios extremos pelo menos quatro horas antes de ir para a cama.

Estabelecer horários e, com eles, uma rotina, vai ser um ponto chave para conseguir organizar as suas horas de sono. Por isso o melhor para conseguir dormir bem é se deitar todos os dias exatamente à mesma hora, e se levantar à mesma hora também, sempre que isso seja possível, claro. Desta forma, conseguirás treinar o teu corpo através de regras claras de conciliação de sono que, além disso, vão fazer com que adormeça mais cedo, e se levante muito mais descansado.

Se fuma, tem muitas razões para tentar deixar de o fazer, e uma dessas razões é conseguir dormir melhor. Apesar de não parecer, o hábito de fumar pode ser prejudicial no momento em que precisamos atingir um repouso perfeito. A razão é muito simples: a nicotina provoca um efeito em nosso organismo que dificulta o cair no sono. Se você quer um repouso conveniente, evite que essa substância maligna entre em seu corpo.

Evite bebidas com cafeína. As bebidas com cafeína podem complicar muito o sono. Bebidas como o café, o chá, assim como os refrescos, podem prejudicar muito na hora de dormir, e ainda vai fazer com que tenha uma necessidade maior de acordar ao longo da noite para ir ao banheiro. Por isso deve evitá-las.

Reduza o consumo de álcool. Se você está acostumado a consumir álcool diariamente, por muito pouco que seja, busque acabar com esse hábito. O álcool mexe com o seu sistema nervoso, que é responsável por fazer com que adormeça. Se é verdade que o álcool dá sono repentino, também é verdade que vai fazer a gente acordar a meio da noite, e impedirá que tenha um sono reparador. Se esses motivos não chegarem, saiba que o álcool aumenta o ressonar e outros problemas respiratórios relacionados com o sono, os quais farão com que o repouso não seja de qualidade.

Atenção às cestas. Fazer uma cesta pode ser uma boa coisa, mas deve medir muito bem o tempo em que o faz. Dormir a cesta será benéfico se não o fazemos por mais de 20 minutos. Caso contrário, isso fará com que tenha mais dificuldade em dormir. Se você não consegue adormecer, se levante. Se não adormecer num período de vinte a trinta minutos, o melhor é que se levante. Deitar-se na cama só fará com que fique mais inquieta e vai ser mais difícil, no final, conseguir o sono que precisa.

A solução?

É mais fácil do que imagina; se levante e faça alguma atividade que convide ao relaxamento, como ler, por exemplo. Dar voltas e mais voltas na cama ao longo de horas não vai acelerar o processo e só vai fazer com que desperte.

Crie uma boa zona de repouso. O espaço onde dorme tem de ser uma área onde reine a calma e o silêncio. Não leve o celular, o portátil, ou a Tv para a sua zona de repouso.

O ideal é que seja uma zona escura, parcialmente fresca, e o mais agradável possível.

O quarto deve estar organizado e com poucos objetos à volta, de forma a facilitar esse ambiente de calma que precisa para conseguir uma noite de sono reparador e de qualidade.

Evite recorrer a soporíferos. Os soporíferos não vão resolver o problema a longo prazo. Por isso, evite os comprimidos para dormir, e consulte-se com o seu médico para saber a melhor forma de conseguir adormecer. Assim também vai poder especificar um tratamento para tomar em um determinado período de tempo, sendo que esse deverá ser o mais curto possível para que não fique dependente.

A cama é para dormir, não para assistir a uma série no computador, ou outros dispositivos eletrônicos. Evite fazer atividades que possam gerar uma maior excitação, e por isso, prejudiquem o seu sono.

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